Pages

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Secretaria Municipal de Saúde declara guerra e combate permanente contra o mosquito Aedes aegypti


SECOM/CTA - Com o perigo à vista de um velho inimigo já conhecido da saúde pública que está se alastrando cada vez mais rápido e vem causando sérios problemas de saúde ao Homem.

Desencadear uma batalha permanente é o dever de cada um de nós cidadãos brasileiros coroataenses contra o Aedes aegypti, o mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

O Poder Público Municipal vem empreendendo ações de combate efetiva ao temido mosquito de forma incansável! Para isso, a Prefeitura de Coroatá tem se esforçado e lutado com todas as armas para deixar nossa cidade livre desta ameaça. Que passa a assombrar também autoridades sanitárias no mundo inteiro!!!

Em conversa com a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação, o Coordenador de Endemias, Rogério Lima disse “Nós estamos em um momento que podemos chamar de momento mais critico da proliferação do mosquito por ser um período bastante chuvoso e existe um aumento de acumulo de água nos quintais das casas e, até em ambientes fechados. Isso é muito propício para a proliferação do mosquito. É por isso que também é o momento de sermos mais enérgicos no combate efetivo contra a doença”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) tem realizado a intensificação de visitas por parte dos Agentes de Endemias em todas as casas. Tanto na zona urbana quanto na zona rural. Onde houver lixo amontoado, reservatório em que pode ocorrer o acumulo de água, está existindo fiscalização e limpeza por parte dos Agentes de Endemis. O lixo é colocado fora da casa e numa parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura quando acontece o seu recolhimento.

Além dessas ações, está havendo o tratamento de piscinas e de reservatórios, tais como; tanques e caixas d’água com larvicidas. O carro do fumacê, como é conhecido, faz o trabalho de borrifação do inseticida contra o mosquito. O carro do fumacê  tem visitado os bairros e áreas consideradas de risco na cidade. Quer dizer, vem fazendo a sua parte.

Segundo ainda o coordenador de Endemias do município, mesmo durante o período de carnaval serão feitas campanhas de conscientização da população, com a distribuição de panfletos contendo informações sobre o perigo do mosquito procriado e que sairá espalhando as doenças já citadas. Além disso, já está preparado para março, uma intensificação maciça das visitas e campanhas educativas, onde os Postos de Saúde serão visitados pela equipe de Endemias e com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) quando estarão realizando um grande trabalho para detecção de focos de larvas e de visitas constantes aos lares de pessoas que irão ser atendidas pelas áreas dos postos.

É importante deixar claro que o Poder Público Municipal está fazendo o seu trabalho, mas não conseguirá obter sucesso sem a ajuda da população que também deve fazer a sua parte, o que é considerada como essencial para que possamos ganhar essa guerra contra o Aedes aegypti e as doenças nocivas causadas pelo gigantesco mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.