Pages

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Promotora garante que investigações sobre às mortes ocorridas no Macrorregional de Coroatá vão continuar!!!

Por IDALGO LACERDA - Em entrevista exclusiva realizada com a Promotora de Justiça da 1ª Promotoria da Comarca de Coroatá, Dra. Patrícia Pereira Espíndola, por volta do meio-dia e meia, no início de tarde desta quarta-feira, dia 13, sobre o suposto encerramento do caso em relação as cinco mortes que ocorreram dentro das dependências das UTIs Neonatal e Adulto do Hospital Macrorregional de Coroatá, na noite de sábado, dia 18 de abril por queda de oxigênio. As mesmas irão continuar com a junção nos autos dos depoimentos e oitivas de todos os envolvidos. Quer seja direta e indiretamente no caso. Até dos funcionários que estavam escalados e trabalhando durante o plantão naquela noite!!!

Independentemente, de uma liminar ter sido concedida pela Justiça ao Governo de Estado, como Direito de Resposta para ser publicado no jornal O Estado do Maranhão, que veiculou a denúncia, onde também alguns veículos de comunicação do Estado já garantem que a denúncia sobre as referidas mortes ocorridas no Macrorregional de Coroatá é falsa! Isto é, dado assim por alguns órgãos de imprensa que o caso está encerrado! Coisa que não procede de forma alguma!!!

Até o presente momento, o paradeiro de dois dos funcionários envolvidos no caso das mortes, é não sabido e incerto pelas autoridades por se encontrarem fora do município de Coroatá.

Tudo por causa de que após serem apontados como partes, elementos chaves e integrantes na Representação Judicial protocolada junto às Promotorias de Justiça, quinta-feira, dia 30 de abril, pelos vereadores Alexandre César Trovão (PV) e RibaMaia (PSC), que exigem uma investigação aprofundada e explicação plausível sobre o caso por parte da Direção do Hospital Macrorregional de Coroatá.

O que ainda não fora devidamente esclarecido, nem explicado à sociedade local pelo próprio Governo do Estado, através da Secretária de Estado da Saúde, na pessoa do secretário Marcos Pacheco! Apenas divulgaram uma 'Nota de Esclarecimento' do tipo, pífia e patética à população do Maranhão!!!

A liminar (provisória) concedida ao Governo do Estado pela Justiça é apenas baseada nos óbitos das vítimas apresentados pela Direção do Hospital, onde consta a "causa mortis'. Não é sobre o motivo que ocasionou estas mortes! Se foi por negligência, erro, falha e omissão por parte de alguns funcionários que estavam de plantão e, não tiveram a atenção adequada para o monitoramento do nível de oxigênio que continham os cilindros para o plantão daquela noite!

Pelos testemunhais de funcionários, a quantidade de oxigênio era insuficiente para a manutenção da respiração dos pacientes, que até então, no pós-operatório encontravam em estado clínico estável, respirando por aparelhos e, quando na manhã seguinte foram encontrados todos mortos! Segundo as declarações dos parentes das vítimas!!!

O Govenador do Estado, Flávio Dino tenta de qualquer forma omitir-se e esconder os fatos a título de pôr o 'mea culpa' nos funcionários escolhidos pela Direção do hospital para servirem como 'bodes expiatório' e, também culpar as empresas prestadoras pelo serviços de fornecimento de oxigênio por ter sido empresas remanescentes e contratadas na gestão passada!

Primeiro, o empregado Anderson Val Oura, preposto e representante direto de uma das empresas pelo fornecimento de oxigênio ao Macro é acusado e responsabilizado pelas mortes já foi demitido. Não se sabe aonde encontrá-lo! O Segundo, é o funcionário do próprio hospital, Daniel Souza da Silva que estava de plantão, inclusive deu em seu testemunhal, ora declarado e assinado junto ao Ministério Púbico Estadual (MPE), como ocorrera o fato e que ocasionou as cinco mortes nas UTIs! Tudo devido à falta de oxigênio no exato momento em que acontecia o plantão e, até à hora em que houve a mudança dos plantonistas!!!

A Promotora Patrícia Pereira Espíndola assegura de forma coerente que retoma o comando do caso, e que de uma vez por todas que dará prosseguimento às investigações, e quem sabe, outros desdobramentos virão a ser esclarecidos mediante o que for necessário, ora sendo apurado!!!

Veja o vídeo da entrevista da promotora de justiça:

Reprodução / TV Cidade-Coroatá Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.