Pages

terça-feira, 7 de abril de 2015

Prefeita Teresa Murad entrega Centro de Educação Integral (CEI), Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) ao alunado e aos professores da rede de ensino municipal

   Foto: Ronny Sales - AI PMC














Por IDALGO LACERDA - Em solenidade realizada durante à tarde de ontem, por volta das 16:30 h, segunda-feira, dia 06. A Prefeita Teresa Murad (PMDB) fez a entrega de dois novos órgãos que vêm reforçar e aparelhar a rede municipal de ensino dos munícipes coroataenses. Além  disso, fez o lançamento do Programa Mais Trabalho!!!

As ideias inovadoras foram pré-concebidas pelo Secretário Municipal de Inovação e Modernização Política, Ricardo Murad. Que no âmbito de atender a uma antiga demanda que estava reprimida e há bastante tempo vinha aquém da realidade educacional pela qual passou o município de Coroatá durante os oito anos da então enfadonha gestão municipal, que deixou um imenso vazio e, que hoje, é preenchida essa necessidade através das tendências  educacionais, ora oferecidas pelas novas tecnologias aliadas às mediações didático-pedagógicas!!!

Desta vez, trata-se do Centro de Educação Integral (CEI) que visa reforçar o ensino escolar e melhorar a aprendizagem do alunado das 3ª, 4ª e 5ª séries do ensino fundamental menor que apresentam dificuldades em ler, escrever e calcular nas disciplinas de português e matemática, respectivamente.

Após ser constatado essa deficiência quando ao conhecimento e ao domínio nestas duas matérias de vital importância durante a primeira fase de conclusão do ensino fundamental menor, os alunos são triados e selecionados na rede municipal de ensino e levados para o recebimento específico de aulas de reforço em tempo integral com toda a devida assistência e logística educacional que fora laboratorialmente projetada e elaborada pela Secretaria Municipal de Educação de Coroatá (SEMED).

O projeto posto em execução já começara desde ontem, quando colocado em pleno funcionamento e a todo vapor as suas 10 salas de aulas que integram o CEI receberam alunos de ambos os gêneros masculinos e femininos que serão no futuro bem próximo, os doutores coroataenses! Todas as respectivas salas estão bem preparadas e equipadas com tudo aquilo que há de bom e de melhor em termos de logística educacional. Ou seja, estreando de forma magistral, ora recebendo esse novo perfil de alunado, na antiga Escola Municipal Agrícola. Que também no passado fora referência e modelo de educação na então gestão da Prefeita Teresa Murad!!!

A equipe é formada pelos melhores professores, coordenadores, diretores, monitores e auxiliares gerais em serviços diversos para dar, assistir e garantir de forma eficiente e producente a nova metodologia de ensino posta agora em prática e que em breve curto espaço de tempo servirá como exemplo na qualidade e referência no ensino municipal para toda a Região dos Cocais. Inclusive servirá até como modelo de exportação para os demais municípios da federação brasileira.

Além da educação de reforço integral, o alunado também consta com a ajuda de material didático-pedagógico, de transporte escolar para permear o deslocamento de todos os alunos para ir e vir à referida escola, de merenda escolar de ótima qualidade - adequada ao cardápio previamente elaborado por nutricionistas em obediência ao princípio da aceitabilidade - determinado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Isto é, voltado especificamente para os hábitos alimentares dos alunos da região.
A fala do Diácono e Pe. Antônio de Maria

O evento contou com as bênçãos do Diácono e Pe. Antônio de Maria, frei beneditino que proferiu em sua oratória os princípios básicos educacionais e religiosos, quando citou que a educação também tem que ser compartilhada entre a família e a escola. A família é a célula mater e embrionária que contribui para a criação, a formação e a existência de uma sociedade mais justa, humana e igualitária no mundo de desigualdades sociais e econômicas em que vivemos. O Pe. Irmão Antônio, carinhosamente, como gosta de ser chamado, disse ainda que "deve haver um esforço amplo e conjunto de todos que estão envolvidos nessa nova missão, a partir desta data em diante. Embora não esquecendo-se também, que a religiosidade guia, equilibra e norteia todas as ações dos seres humanos".

Prefeita Teresa Murad

Encerrando a solenidade, a Prefeita Teresa Murad reiterou em seu discurso que sentia-se muito lisonjeada, feliz e alegre por ter concebido e elaborado um projeto de tão grande importância e envergadura para o alunado municipal.

Disse ainda que "tudo começou a partir de uma simples conversa entre amigos e professores, o surgimento de uma ideia que ali naquele momento estava sendo concretizada com a entrega daquele Centro que permitirá melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal".

Composição da Mesa

A Mesa da solenidade fora composta pela Prefeita Teresa Murad, Vice e Secretária Municipal de Assistência social, Neuza Furtado Muniz, Secretário Municipal de Educação, Profº Raimundo Josias Silva, Coordenadora do CEI, Simone Salazar, Diácono Antônio de Maria, vereadores da bancada governista, Jocimar Pereira Gomes (PMDB) e Josean Veras (PSC).

Comparecerem também ao evento, os Secretários Municipais - Chefe do Gabinete Civil-Robert Wagner; de Cultura-Profº Iram Lima Costa; de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura-Feliciano Marques; de Saúde-Aritana de Moura; de Comunicação-Fábbio Frazão; de Meio Ambiente-Márcio Antônio Santos Alves, de Empreendedorismo-Antônio Carlos e de Juventude-Jociel Fernandes.

Na plateia estiveram presentes vários servidores públicos municipais de todas as áreas da administração direta e indireta, populares, convidados especiais, empresários e a imprensa local.

Núcleo Tecnológico Municipal (NTM)

O Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) servirá como ponto de treinamento, adequação e capacitação dos profissionais do magistério junto às novas tendências de tecnologias e mediação pedagógica que oferece uma aprendizagem, tais como; inovações tecnológicas e audiovisuais e telemáticas no atual mundo globalizado e moderno voltado para o ensino de toda a rede pública municipal na era da informação que vivemos no dia a dia!!!

O NTM é composto por 10 máquinas de computadores de última geração tecnológica, com internet de alta resolutividade, impressoras, cadeiras anatômicas e confortáveis, sala climatizada, técnicos e instrutores em Ciência da Tecnologia que estão aptos a qualificar e treinar os professores da rede de ensino municipal em tudo o que há de equipamentos modernos ofertados pela tecnologia quanto ao manuseio destes equipamentos dentro e fora das salas de aulas e, quando necessário for utilizado pelos mesmos junto ao alunado da rede municipal em suas atividades lúdicas, disciplinares e extracurriculares pertencentes à vida escolar durante os seus trabalhos, pesquisas e práticas pedagógicas!!!!

Programa Mais Trabalho

Preocupada e sensível com a grande onda de desempregos pela qual atravessa o país nestes últimos tempos. A Prefeita Teresa Murad procurou de imediato tentar atenuar o problema de forma mais amena, criando o Programa Mais Trabalho para atender a demanda de algumas famílias coroataenses.

 Logo de início, 77  novos empregos foram gerados de forma impactante para que todos tenham uma renda compatível de acordo com o grau de instrução e de escolaridade que possuem.

O Programa Mais Trabalho visa oportunizar aquelas pessoas que se encaixam no perfil descrito pela Assistente Social, Luciana Costa, que é a Coordenadora Responsável pelo programa, onde explicou de forma bem sucinta e rápida os objetivos do referido programa "O Programa irá atender, principalmente, as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de trabalhar, inclusive, todos foram entrevistados e disseram estar muito felizes com a ação da Prefeita Teresa Murad. Muitos destas pessoas que foram encaixadas no Programa Mais Trabalho, só tiveram a oportunidade de trabalhar em cozinhas e no  trabalho pesado. Então, a Prefeita Teresa Murad mostrou-se sensível e está dando hoje a oportunidade para estas pessoas que nunca tiveram nem vez e, nem voz. Mais trabalho, mais oportunidade, mais renda e mais alimento na mesa", finalizou e agradeceu a Coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.