Pages

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A festa de aniversário pelos 95 anos de emancipação e história política do município de Coroatá!!!

Por IDALGO LACERDA - Em solenidade singela, simples, concorrida e bastante significativa ocorrida durante o dia de ontem, quarta-feira dia 08. O município de Coroatá completou os seus 95 anos de emancipação política e de história.

Logo às primeiras horas da manhã de quarta-feira, por volta das 05:00 h, na Praça José Sarney, centro, uma monstro rajada de fogos de artifício fora disparada, sinalizando a passagem de mais um aniversário de existência vivenciada pelos munícipes coroataenses.

A Banda Fanfarra Municipal Deputado Vítor Dias Trovão

Em seguida na Academia de Saúde Pública, as homenagens prosseguiam para o púbico presente que fora até o local para prestigiar a festa de aniversário. A grande surpresa para muitos fora a apresentação da Banda Fanfarra Municipal Deputado Vítor Dias Trovão  que fazia a execução de várias musicas e hinos sob o comando do maestro Márcio Rodrigo Sousa da Silva, trazendo como novidade três liras que ressoavam e emolduravam a tocada e a marcação dos demais instrumentos que compõem a banda.

O hasteamento das bandeiras de forma harmônica e sincronizada sob a execução do Hino Nacional Brasileiro foram içadas pela seguinte ordem, segundo a organização do cerimonial: As bandeiras do Município de Coroatá - Prefeita Teresa Murad; Maranhão - Deputada Estadual Andrea Murad e Brasil - Diretor Geral da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Estado do Maranhão - José Brandão.

Após o hasteamento, o Pr. Manuel da Assembleia de Deus de Coroatá proferiu as bênçãos, onde fez citações bíblicas voltadas para o desenvolvimento e de agradecimento pelos ótimos momentos vividos atualmente pelo município de Coroatá.

Logo, depois, o Frei Beneditino Antônio de Maria consagrou aos presentes com suas palavras de fé, esperança, renovação e agradecimento pelo atual progresso pelo e ao qual chegou o município de Coroatá, mas ressaltando, que, ainda tem-se muito por fazer pelos mais humildes e carentes. O desenvolvimento deve continuar em função daqueles que não conseguiram alcançar o seu bem-estar de vida!!!

Auditório de Treinamento da Saúde

No Auditório do Centro de Treinamento da Saúde aconteceu a cerimônia de lançamento do selo comemorativo e alusivo à data de aniversário pelos 95 anos de emancipação política, através de uma parceria firmada entre a EBCT e a Prefeitura de Coroatá. Uma parceria que marca de forma épica a nossa história em que o município de Coroatá passa a ser inserido e a ter o seu nome reconhecido dento da filatelia brasileira e mundial. Cuja temática filatelista que consta em um dos portes do selo comemorativo, que traz as imagens panorâmicas e noturnas da Academia de Saúde Pública. O que registra e marca um novo tempo de progresso e desenvolvimento vivido pelos coroataenses.

Academia de Judô de Coroatá - Dojo Emílio Moreira

Outro marco registrado nos anais da história do município de Coroatá, fora a inauguração da Academia de Judô Dojo Emílio Moreira. O homenageado é mestre no 7º DAM de Judô, esteve presente ao evento administrando a sua primeira aula inaugural. Ora dando exemplo de caráter e de bom comportamento quanto à formação de jovens e adolescentes para esta modalidade de esporte de arte marcial. Uma opção a mais que as crianças humildes e carentes de Coroatá podem ter a partir de agora, sem gastar com nada para aprender e dedicar-se a prática deste esporte!!!

Apresentação do Projeto do Menor - Criança Esperança

Quem abrilhantou a festa de aniversário de Coroatá, através da apresentação de danças rítmicas de capoeira ao som de berimbaus, ora sob a coordenação do Mestre Raimundo Coroinha e que atraiu a atenção de todos os convidados presentes. O Projeto do Menor de Coroatá está inserido no cronograma de assistência e de manutenção ao menor da Rede Globo de Televisão por intermédio do Programa Criança Esperança.

Na oportunidade as crianças e adolescentes fizeram uma brilhante apresentação à Prefeita Teresa Murad e aos demais convidados que, emocionada aplaudiu e chegou até ensaiar alguns passos da cultura afro-brasileira na quadra da Academia de Saúde Pública! A plateia vibrou e checou de perto como o belíssimo trabalho realizado pelo Projeto do Menor de Coroatá vem resgatando e ensinando lições de cidadania às crianças e aos jovens adolescentes aprendizes desta salutar arte que permeia à formação de futuros cidadãos com bom caráter e boa índole! Isto é, é um dos maiores e principais programas de inclusão social existentes no município de Coroatá!!!

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT 

Dando continuidade à festa de aniversário, a Prefeita Teresa Murad e comitiva deslocou-se até a Agência de Correios e Telégrafos - ECT, localizada na avenida Senador Benedito Leite, onde fora agraciada e homenageada com uma belíssima placa que registra a data pela reforma, reestruturação e ampliação da referida Agência. Que a partir de hoje passa a dar mais conforto e comodidade aos seus usuários. A melhoria na qualidade dos seus serviços prestados à população com mais agilidade, rapidez no rastreamento de suas encomendas aos destinatários. A Agência de Correios conta com um moderno aparato logístico e tecnológico. Várias câmeras foram instaladas interna e externamente para garantir a segurança de seus usuários. Além disso, autoridades e personalidades locais receberam as justas homenagens da Direção da EBCT.

Personagens homenageados

Dentre as autoridades homenageadas, cita-se o ex-prefeito de Coroatá, Simeão Rios, representado pelo seu neto, Dr. Elias Moura Neto, atualmente, Procurador-Geral do Município de Coroatá. Do lado empresarial, o Sr. Raimundo Santos, um dos empresários mais antigos no setor de calçados. Natural do Estado do Ceará, que está estabelecido há mais de seis décadas comercialmente em nosso município.

No universo cultural e político, as homenagens foram destinadas ao Secretário Municipal de Cultura, Profº Iram Lima Costa, o mentor e idealizador da temática filatelista para o lançamento do selo comemorativo pelos 95 de aniversário de emancipação política de Coroatá.

Política estadual e Cultural local

Na politica local, uma justa homenagem prestada ao então Deputado Estadual e Ex-secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, Presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre César Trovão, Deputada Estadual Andrea Murad (PMDB) e ao Presidente do Diretório Estadual do PT, Raimundo Monteiro. Que na oportunidade agradeceu a homenagem recebida e, ao mesmo tempo, a oportunidade por ter vindo a Coroatá prestigiar a festa de aniversário da cidade.





A festa no Povoado Barriguda

No Povoado Barriguda, a festa foi de arrasar! O Secretário Municipal de Inovação e Modernização, Ricardo Murad discursou aos presentes e falou da importância da estrada MA/020, que interliga Coroatá a Vergam Grande para e região. "O município de Coroatá, a partir daquela passava a integrar e a fazer parte do maior eixo rodoviário nacional. Além de beneficiar o escoamento da produção agrícola, a valorização das áreas de terra localizadas à margem da MA/020, assim como também, o aumento da acessibilidade da mobilidade urbana para ir e vir e, logo em breve, a chegada de novos ciclos econômicos para arrefecer a geração de emprego e renda para todos os moradores da região com a implantação e ampliação do agronegócio", finalizou Ricardo.  

Em breve discurso, a Prefeita Teresa Murad e a Deputada Andrea Murad agradeceram ao público fez o corte do bolo e entregou a cada uma das pessoas mais próximas de forma simbólica uma fatia da cobiçada guloseima.

Enfim, o povão do interior compareceu, prestigiou e divertiu-se a valer! Pela primeira vez na história dos aniversários do município de Coroatá, a população da zona rural esteve prestigiada e homenageada. Três bois foram servidos durante a churrascada à população que serviu-se e deliciou a gostosura da carne assada que estava bem temperada, bem macia e muito deliciosa. Ninguém ficou sem comer! Todos aplaudiram e gostaram do início a fim!

Para finalizar, a Banda Fruta Nativa animou a festa de aniversário! Daí em diante o bicho pegou e a alegria tomou conta de todos que estiveram presentes até a hora em que a festa foi encerrada!!!

Parabéns, Coroatá pelos seus 95 anos de emancipação política e de muita história!!!

Até à próxima festa de aniversário no ano que vem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.