Pages

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Vem aí a Semana de Combate a Dengue e a Chikungunya

Por: FABIANO BEN-HUR/AI PMC - Nos dias 12 a 16 de Janeiro de 2015 vai acontecer em Coroatá uma grande Campanha de Conscientização e Combate a Dengue e a Chikungunya, a dengue todos já conhecem tanto como pode ser transmitidas quanto aos seus malefícios, isso não esquecendo de lembrar que ela é uma doença fatal, já a febre Chikungunya além de pouco conhecida é uma doença que foi descoberta em 1950, na Tanzânia, ela é uma doença parecida com a dengue, só que causada pelo vírus CHIKV, seu modo de transmissão é também pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

É importante lembrar que a prevenção é o melhor remédio para que essas doenças não alcancem nosso lar, o simples ato de evitar o acumulo de água parada em pneus, garrafas vazias, jarros, bacias, tonéis ou até caixas d’água sem uso.

Durante todo a semana serão realizadas passeatas e distribuição de panfletos nos principais bairros da cidade, um carro de som irá passar no seu bairro dado dicas de como evitar a proliferação do mosquito e a presença do mascote da campanha irá levar a mensagem as crianças também. Borrifações também serão realizadas pelo carro fumacê, não só durante a semana da campanha, mas durante todo o período chuvoso.

Colabore, receba em sua os agentes de endemias, abra sua porta e seu coração,é dessa forma que vamos fazer uma Coroatá muito mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.