Pages

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Programa Cozinha Brasil teve início nesta terça, dia 13, no Centro São Raimundo

Foto: Blog Idalgo Lacerda
Por IDALGO LACERDA - Começou na manhã desta terça-feira, dia 13, a partir das 08:00h da manhã, no Centro de Formação São Raimundo, Bairro dos Americanos. O curso oferecido pelo Governo Federal/SESI em parceria com o município de Coroatá, o 'Programa Cozinha Brasil'.

O curso começou a ser ministrado para a primeira turma de interessados inscritos no horário das 08:00h até às 10:30h; a segunda turma das 10:30 h até às 13:00h e a terceira turma no turno vespertino das 14:00h até às 16:30h.

A certificação para os inscritos será realizada na próxima sexta-feira, dia 16, no Ginásio Poliesportivo do Complexo Educacional. Os comes e bebes oferecidos aos convidados e ao público presente serão oriundos da própria manipulação de alimentos produzidos pelos alunos do referido curso.

Cerca de 140 alunos foram inscritos. Um caminhão tipo carreta está estacionado à frente do Centro de Formação São Raimundo dotado de uma moderna cozinha experimental, onde os alunos inscritos farão as suas alimentações com aulas teóricas e práticas de culinária ministradas por nutricionistas do Programa Cozinha Brasil!!

Entrevista no programa de rádio Coroatá em Debate

Em entrevista de rádio concedida ao Programa Coroatá em Debate, 2ª Edição, levado ao ar a partir das 18:00h às 19:00h, à noite desta segunda-feira, 12, da emissora Geração Jovem FM. A Coordenadora de Projetos Sociais da CEMAR, Acaciara Santos, como Agente de Comunidade e Coordenadora dos Projetos Sociais da CEMAR, revelou com entusiasmo o empenho da Prefeita Teresa Murad (PMDB) em ter conseguido o referido programa para treinar, orientar e garantir uma maior e melhor segurança alimentar para a população coroataense via secretária Municipal de Assistência Social.

Além disso, a Assistente Social da Equipe Volante do CRAS, Misleide Rabêlo Ramos, enfatizou que o programa volta-se para atender aquelas pessoas que encaixam-se dentro do perfil dos programas sociais já amparadas pelos programas do Governo Federal. Após uma avaliação realizada 'in loco' por este órgão municipal quando em visita algumas residências e restaurantes e similares existentes na cidade de Coroatá.

Por outro lado, a secretária Neuza Furtado Muniz revelou a força e o seu empenho de ter conseguido trazer de forma privilegiada o Programa Cozinha Brasil para o nosso município, uma vez que, Coroatá conseguiu emplacar, treinar e capacitar quase 4.000 pessoas em outros programas do Governo Federal, como, por exemplo, no caso do PRONATEC.

O que de certa forma facilitou e viabilizou a vinda deste programa para o município de Coroatá, deixando para trás outros municípios maranhenses que nunca procuraram adotar na contrapartida estas políticas públicas sociais do Governo Federal por acharem muito oneroso os gastos com quanto à realização destes cursos em prol dos seus munícipes!!!

Várias dicas e técnicas de como se reaproveitar alimentos para evitar o desperdício serão dadas por uma equipe formada por três nutricionistas, que farão o tempo o acompanhando de perto  sobre o aprendizado, ora ministrado aos interessados inscritos.

Os objetivos do Programa Cozinha Brasil

Além destas e de outras dicas, o Programa Cozinha Brasil visa o melhoramento de aproveitamento dos alimentos, através do ensino de novos hábitos alimentares mais saudáveis voltados para a população coroataense, uma vez que, aprendendo a diversificar estes novos alimentos, passa então a conhecer-se outras formas de manipular e conservar estes alimentos, que até o presente momento, era desconhecida a sua importância, enriquecendo com mais saúde a sua própria mesa.

A peleja da Prefeita Teresa Murad

O município de Coroatá dentre os 5.565 municípios brasileiros, é um dos municípios privilegiados que recebe o Programa Cozinha Brasil/Sesi do Governo Federal. Somente depois de muito esforço da Prefeita Tersa Murad (PMDB) via secretaria Municipal de Assistência Social, através da pessoa da secretária Neuza Furtado Muniz, conseguiu por intermédio de uma empresa, no caso a CEMAR, trazer este programa para o nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.