Pages

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Secretaria da Mulher começa campanha “Mulher, viver sem violência”

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Por: FABIANO BEN-HUR/AI PMC - Secretaria da Mulher de Coroatá esteve hoje pela manhã fazendo panfletagem na Praça da Matriz, uma equipe comandada pela secretária Mariana Buhatem entregava os planfletos a todos que passavam ou que paravam nos sinais, o principal objeto do trabalho é trazer conscientização a sociedade e trazer um fim a violência contra as mulheres, além disso o programa integra serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda.

O programa reforça a rede de serviços públicos do governo federal, estados, Distrito Federal, municípios, tribunais de justiça, ministérios e defensorias públicas por meio do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Aqui no Maranhão foi aderido o lema TOLERÂNCIA ZERO com a violência praticada contra as mulheres em todo território nosso estado. A campanha trata de 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, essa campanha é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento.

Aqui no Brasil a Campanha acontece desde 2003, o nosso município deu início a campanha hoje e se encerra ao término no 16º dia. Nela também será divulgada com mais intensidade a Lei Maria da Penha que representa um importante instrumento da erradicação, prevenção e punição da violência contra a mulher. A lei reconhece a obrigação do Estado em garantir a segurança das mulheres nos espaços público e privado, ao definir as linhas de uma política de prevenção e atenção no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como delimita o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Esta também sendo divulgado o serviço “Ligue 180” – esse serviço passou a ser disque-denúncia em 2014: aciona imediatamente as unidades de segurança pública, saúde pública e Ministério Público de todo o país. Essa característica se soma ao apoio e orientação, que já eram fornecidos. O 180 está disponível em telefones públicos (botões de emergência), chamadas convencionais e de celulares sem crédito/recarga. Atende também brasileiras na Espanha, Itália e Portugal.

A Secretaria da Mulher em Coroatá vai estar empenhada na campanha e não vai parar, toda mulher deve buscar seus direitos evitando assim ser reprimida e humilhada, para mais informações visite a Secretaria da Mulher, a secretaria fica no Prédio da Prefeitura Municipal na Senador Leite esquina com a Travessa Oscar Jansen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.