Pages

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Previna-se contra as DST’s

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Por: FABIANO BEN-HUR/AI PMC - Ontem em Coroatá aconteceu o Dia “D” de prevenção ao HIV, um mutirão que durou de 8h da manhã até às 6h da tarde e recebeu nos postos de saúde pessoas que tinham interesse em fazer o teste, a iniciativa partiu da secretaria de saúde e da coordenação do (Centro de Testagem e Aconselhamento)-CTA, o objetivo principal da campanha era acabar com a dúvida de muitas pessoas e trazer conscientização para a prevenção, a campanha também é baseada em uma campanha que leva por nome “Fique Sabendo”, campanha de nível nacional.

Segundo dados levantados junto à secretária Municipal de Saúde (SEMUS), no município de Coroatá há pelo menos cerca de 147 pessoas soropositivas em fase de tratamento, ou seja, que têm o vírus HIV e que estão tomando o coquetel contra a AIDS. Por outro lado, segundo a OMS, para cada pessoa infectada obedece-se a uma escala proporcional de que existem cinco pessoas para cada pessoa infectada com o vírus HIV. Neste caso, seriam no total de 735 pessoas portadoras  de AIDS existentes na cidade de Coroatá, que não sabem que estão contaminadas pelo vírus e, que não sabem nem recebem a medicação adequada para controlar a doença.

Catarine Rodrigues coordenadora municipal DST/HIV/ Aids e Hepatites Virais contou também a nossa equipe que outros testes estam sendo feitos também além do teste anti-HIV entre eles o de Sífilis e Hepatite B e C. Os testes são gratuitos não demoram e fazem diferença na sua vida, o Dia “D” foi  ontem, mas os testes seguirão acontecendo nos Postos de Saúde, visite o CTA ou os Postos de Saúde em nossa cidade e fique sabendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.