Pages

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Governadora Roseana inaugura novos serviços de saúde em São Luís

Roseana Sarney e secretário Ricardo Murad percorrem Centro de Reabilitação no Olho d’Água [Fotos/ Geraldo Furtado]
Da AI ESTADO - O Maranhão ganhou, nesta terça-feira (9), o primeiro Centro Especializado de Reabilitação e Promoção da Saúde da rede pública de saúde, localizado no Olho d'Água. A obra, mais uma do Programa Saúde é Vida, foi inaugurada pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. Também foram inaugurados as novas instalações da Maternidade Estadual Benedito Leite e novos setores do Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira.

O Centro Especializado de Reabilitação e Promoção da Saúde oferece atendimento com alto padrão de qualidade em reabilitação física e intelectual para crianças e adultos, pós-operatório de joelho, práticas integrativas (alongamento, academia, acupuntura, pilates, dança, tai chi chuan, hidroginástica e natação), fonoaudiologia, nutrição, psicologia, educação física e psicopedagogia.
Roseana Sarney destacou que o espaço é equipado com modernos aparelhos para reabilitação física e intelectual dos pacientes. "É um centro com toda a estrutura necessária para o atendimento e profissionais qualificados em reabilitação de crianças e adultos", afirmou.

"Não há no Maranhão um serviço melhor qualificado que este entregue hoje à população maranhense. É uma estrutura moderna, com os equipamentos necessários, tudo preparado com muito carinho para atender às necessidades de pessoas com deficiência", declarou Ricardo Murad. Também presentes na inauguração o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, o deputado federal Sarney Filho, o deputado federal eleito Hildo Rocha e a deputada estadual eleita Andrea Murad.

O Centro de Reabilitação conta com médicos, enfermeiros e auxiliares, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicólogos, nutricionistas, educador físico e fisioterapeutas. Os agendamentos serão feitos com encaminhamento médico e os atendimentos realizados de segunda a sexta-feira.

Maternidade Benedito Leite

Maternidade Estadual Benedito Leite [Fotos/ Geraldo Furtado]
Do Centro Especializado de Reabilitação e Promoção da Saúde, a governadora Roseana se deslocou com a comitiva até a Cohab, onde inaugurou  as novas instalações da Maternidade Estadual Benedito Leite. O outro compromisso, em seguida, foi a entrega de novos setores do Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira.

Roseana Sarney estava acompanhada do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad; do secretário adjunto de Saúde, José Marcio Leite; da secretária Chefe da Casa Civil, Anna Graziella; do secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa; da secretária de Comunicação Social, Carla Georgina; do chefe do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira.

A governadora visitou e conferiu de perto as novas instalações da maternidade, que representa um salto na qualidade da assistência obstétrica em São Luís, uma vez que são mais 60 leitos, uma unidade semi-intensiva e um moderno centro cirúrgico para ampliar o atendimento às gestantes. “Estou muito feliz em poder entregar essa maternidade bem equipada para atender as mães e bebês. Agora os pequenos maranhenses têm mais uma casa para recebê-los”.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, ressaltou o compromisso do governo Roseana em investir num grande programa como é o Saúde é Vida. “É inegável a transformação da saúde em todo o estado. Um exemplo é essa maternidade Benedito Leite, que ganhou novas instalações, mais modernas, o que vai melhorar a qualidade do atendimento e de vida da população”, avaliou o secretário.

Hospital Carlos Macieira
Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. [Fotos/Antônio Martins]
Logo após a inauguração da maternidade, a governadora e o secretário Ricardo Murad, seguiram para o Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, onde entregaram a última etapa das obras da unidade de saúde.

“Estou muito feliz, estamos entregando um hospital de primeira linha, de alta resolutividade, com o que há de melhor no Brasil. Entregamos agora o hospital completo com ressonância magnética, com tomografia, todo aparelhado e pronto para atender com eficiência os pacientes. Os maranhenses que chegarem aqui terão tudo o que qualquer grande centro de saúde tem. Terão à disposição bons médicos e enfermeiros, uma equipe médica altamente capacitada e eficiente”, afirmou a governadora Roseana.

Ricardo Murad falou sobre a rede de saúde construída no estado por meio do Programa Saúde é Vida e ressaltou a qualidade do hospital. “O Hospital Carlos Macieira, é hoje um dos mais bem equipados do país, público, gratuito, universal onde todos podem ser atendidos, e é uma honra para nós podermos terminar o governo entregando uma rede de saúde que antes não existia. Hoje o Maranhão pode contar com uma rede de saúde pública de altíssima qualidade equipada com os melhores profissionais, com as pessoas sendo tratadas como sempre sonharam”.

A unidade, que já conta com 172 leitos de internação, 47 leitos de UTI, uma unidade cardio-AVC com 18 leitos, um centro de hemodiálise com 30 máquinas, serviços de diagnóstico por imagem (tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x) e um moderníssimo centro cirúrgico com nove salas, agora oferecerá ambulatório, serviço de ressonância magnética, endoscopia, setor administrativo e mais uma UTI com 13 leitos, ganhou novos ambulatórios e setor administrativo.

Após o descerramento da placa de inauguração, a governadora foi guiada em uma visita às modernas instalações do hospital. As obras são do Programa Saúde é Vida que, assim como as dezenas de unidades já inauguradas nos últimos quatro anos, vão facilitar o acesso dos usuários a serviços públicos com alto padrão de qualidade, resolutivos e humanizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.