Pages

sábado, 20 de dezembro de 2014

Conselho Municipal de Saúde reúne-se para programar novas metas de trabalho para 2015


Por IDALGO LACERDA - [Post atualizado às 16:09, 22-12-2014] Em entrevista exclusiva ao blog, a secretária Municipal de Saúde falou sobre os trabalhos empreendidos à frente do órgão que comanda, após extensa reunião ordinária mensal realizada durante a tarde desta sexta-feira, dia 19, com o Conselho Municipal de Saúde, no comando da secretária Municipal de Saúde (SEMUS) de Coroatá. A secretária Dra. Joelma Gonçalves reafirmou que objetivo principal é o de informar e o de prestar contas de todas ações tomadas pelo respectivo órgão municipal aos conselheiros titulares quanto ao cumprimento de metas e de projetos que devem ser aprovados ou não  pelo próprio Conselho, no momento em que as pautas são postas em discussão.

Campanhas de prevenção 

A secretária Joelma adiantou-nos que quase todos os índices e metas foram cumpridas. Como, por exemplo, as recentes campanhas do 'Outubro Rosa' e do 'Novembro Azul' ao obter excelente desempenho e, principalmente, em relação a campanha do 'Novembro Azul', quando houve à procura espontânea por parte dos homens, onde houve uma grande busca de consultas e exames para a prevenção do câncer de próstata.

Para a secretária Municipal de Saúde, a campanha do 'Novembro Azul' apresentou este ano um grau de satisfação maior do que a campanha do ano passado.

Campanhas de Vacinação

Em relação a campanha contra a Poliomielite a meta fora alcançada, no entanto, a campanha de vacinação contra o Sarampo, ainda não foi  totalmente atingida a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). Contudo, a campanha continua a ser levada pela SEMUS a todos os pontos da cidade de Coroatá, até alcançar o seu intento positivo que é o de vacinar crianças contra o Sarampo.

Atenção para o alerta da Secretária 

Um sinal de alerta para o qual a secretária Joelma desperta a atenção das mães e e dos pais, é quanto a perda da Carteira de Vacinação pelos mesmos, que muitas das vezes os pais deixam de levar os seus filhos para serem vacinados por duvidar que poderão vacinar mais de uma vez os seus filhos e, depois, causar efeitos colaterais quando a uma nova dosagem de vacina, caso venha a ser aplicada nos Postos de Saúde. Todavia, a secretária alertou que há técnicos de saúde especializados para solucionar esse problema. Embora, mesmo assim, em meio a dúvidas, a secretaria faz uma busca ativa no sistema para identificar estas crianças que já tomaram qualquer tipo de vacina, anteriormente!!!

A secretária tranquilizou-os ao dizer que, "as mamães têm que estar sempre com a carteira de vacinação atualizada e que todos os técnicos de enfermagem são habilitados para estar atualizando estas vacinas". Além disso, "O objetivo primordial é promover a saúde de todas as crianças coroataenses", concluiu a secretária.

Dengue

Além destas ações na saúde do povo de Coroatá, há a preocupação da secretaria no combate efetivo e permanente contra a Dengue, através dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde, principalmente, devido o período chuvoso que  já começou, aumentando assim, ainda mais o risco de um epidemia desta doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.

O conselho dado pela secretária de Saúde é o de não negligenciar de modo algum estas ações preventivas de combate à Dengue! Ou seja, tem que haver uma parceria vinda por parte da população que tem que ajudar a empreender todo e qualquer tipo de prevenção contra a Dengue.

Basta evitar que não deixem ficar água estagnada em jarros de plantas, pneus, garrafas plásticas e de vidros com a boca para cima, tampar os reservatórios com água armazenada e etc.

Programa Olhar Brasil

Outra meta alcançada num curto espaço de tempo pela secretária de Saúde. É a entrega de óculos nesta segunda-feira, dia 22, a partir das 08H00 da manhã, no Auditório do Centro de Treinamento da Saúde, ao lado do SAMU. Cerca de 200 pares de óculos serão entregues aos alunos identificados com problemas de visão durante as visitas realizadas nas escolas envolvidas pelo Programa Olhar Brasil. Aproximadamente, 800 alunos foram avaliados pela SEMUS.

Uma parceria que deu certo com o Governo Federal e que surtiu bastante efeito, o que facilitará um aprendizado melhor para estes alunos que apresentaram problemas de visão nas escolas da rede de ensino pública estadual e municipal visitadas pelo Programa Olhar Brasil.

Academia Pública Municipal e Centro de Reabilitação serão visitadas nesta terça-feira, 23

Estes dois órgãos estão quase todos prontos para serem entregues à população de Coroatá, até o final deste ano de 2014. Os mesmos serão visitados pela secretária de Saúde nesta terça-feira, dia 23.

A Visita aos dois órgãos far-se-á acompanhada de todos os Conselheiros Titulares e da imprensa local.

No final da reunião do Conselho Municipal de Saúde, a secretária Joelma Gonçalves agradeceu aos conselheiros titulares pela presença de todos e, deixando já marcada a data da próxima reunião.
Foto: Ronny Sales - AI PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.