Pages

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Complexo Educacional realiza Projeto Orgulho de ser Afrodescendente.

Foto: Ronny Sales-AI PMC
Por: FABIANO BEN-HUR/AI-PMC - Aconteceu ontem (17/11) na Escola Municipal Complexo Educacional do Ensino Fundamental o Projeto de Cultura Afro-Brasileira que teve por nome, Consciência Negra, Orgulho de ser Afrodescendente. O objetivo principal é tirar do anonimato a verdade histórica da África e do seu povo bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso pais e município, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.

No Brasil, o numero de escola onde não há uma reflexão sobre as relações raciais no planejamento escolar é elevado. Este fato proporciona, entre outros problemas, dificuldades na geração de relações interpessoais encontrados diversos grupos sociais. Sem reflexão critica, o aluno pode torna-se apenas um repetidor de pensamentos estereotipados.

A programação teve início às 14hs com uma palestra ministrada pelo Prof. Cardoso que teve por titulo “Orgulho de ser afrodescendente”, a tarde também foi repleta de apresentações com grupos de capoeira, maculelê, músicas, dramatizações e coreografias.

Quem também esteve participando do evento e levou uma palavra de conhecimento aos alunos foi o secretário de cultura Edilson Viana, que hoje é um dos maiores representantes da cultura afrodescendente em Coroatá.

Esse projeto foi idealizado a partir de reflexões sobre a temática étnica e social em nossa escola e sobre a miscigenação do povo brasileiro e em particular nos alunos da rede municipal de ensino. Com o proposito de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira a família CEEF buscou parcerias com instituições que apoiam a cultura regional e municipal em busca de resgatar objetivos de corrigir injustiças, eliminar discriminação e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro, mais uma vez que no Brasil mais de 50% da população e afrodescendente, negligenciar suas contribuições culturais é ignorar a identidade brasileira.
Foto: Ronny Sales-AI PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.