Pages

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Panfletagem fortaleçe Campanha Outubro Rosa em Coroatá

Foto: Ronny SalesPMC
Por: FABIANO BEN-HUR/PMC - Hoje pela manhã a equipe que cuida da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde esteve fazendo panfletagem nas mediações da Praça da Bíblia no Centro da cidade, o objetivo principal da ação é levar o conhecimento as mulheres dos perigos quando há falta de prevenção, então a intenção da panfletagem é convencer mulheres a fazerem uma visita ao posto de saúde e receberem avaliação profissional, no caso médicos e enfermeiros, a ação tem haver com a Campanha Outubro Rosa que está sendo desenvolvida em todo Brasil.

O panfleto contém explicações de como a mulher deve proceder para fazer o autoexame da mama, além de explicar como deve ser feito em situações diferentes como  em períodos etários, durante a amamentação e durante a menopausa. Além disso o panfleto diz as datas e horários da programação de atendimento, consultas e palestras. O foco de distribuição estava principalmente na Casa Lotérica onde normalmente as grandes filas são compostas por mulheres.

Segundo a enfermeira Rávyna Daniele, coordenadora da Saúde da Mulher no município, explicou a nossa equipe que está tudo acontecendo de forma organizada para que não haja problemas com horários quando as mulheres se dirigirem ao posto de saúde então para isso todas as consultas estão acontecendo as quintas feiras, “Nós resolvemos padronizar o dia justamente para que a mulher não vá até o posto e volte sem atendimento, em alguns dias da semana ela pode não achar o serviço, mas na quinta feira ela terá por certo o atendimento”, disse a coordenadora. A campanha e as panfletagens continuam até o final desse mês, e é importante lembrar que no dia 31 de outubro acontecerá a caminhada de encerramento pelas ruas da cidade.

Participe da campanha, se você é mulher  e tem mais de 40 anos é necessário você fazer o exame clinico uma vez por ano com um profissional de saúde, mulheres de 50 a 69 anos também devem fazer uma mamografia a cada 2 anos. A detecção precoce aumenta a chance de cura do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.