Pages

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mutirão “Olhar Brasil” esteve durante três dias em Coroatá

POR: FABIANO BEN-HUR/AI-PMC - Durante três dias em Coroatá, aconteceu o mutirão “Olhar Brasil” do início da manha de sexta (17/10) até à tarde do domingo dia (19/10) 900 crianças receberam atendimento especial voltado à visão. A movimentação do mutirão começou há alguns dias atrás quando estudantes da rede municipal de ensino passaram por uma triagem para detecção de problemas visuais, depois de constatado o problema esses alunos foram cadastrados no programa e já encaminhados para a consulta que aconteceu durante os três dias em que o mutirão esteve na cidade. O Projeto Olhar Brasil é vinculado ao programa Saúde na Escola e está ligado as três esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal.

A coordenadora do Projeto Olhar Brasil, Daniela Borniere esteve em conversa com a nossa equipe e nos contou da importante tarefa que tem o programa “Os alunos são encaminhados para uma consulta oftalmológica, e é nessa consulta que o medico vai avaliar se essa criança tem necessidade ou não de um óculos, caso a necessidade exista o projeto olhar brasil vai contemplar essa criança com o óculos, o programa é uma politica pública social muito importante que tem vínculos com a secretaria de saúde e a intenção é que continue beneficiando as crianças que precisam” disse a coordenadora.

Toda ação aconteceu durante os três dias no Centro de Especialidades Médicas (CEM), fora as escolas da sede da cidade duas escolas da zona rural também estavam credenciadas estas escolas são Km 09 e Vila 7, estas escolas entraram no programas de consultas.  Os alunos foram transportados e atendidos no Cem durante os três dias de mutirão.

O programa visa cumprir uma meta de numero de alunos todos os anos, o foco maior é a erradicação da deficiência visual que atrapalha as crianças no seu desenvolvimento didático.

A secretária Raimunda Carneiro esteve durante os três dias no local e nos contou sobre a adesão ao programa feita pelo governo municipal, “Essas crianças, sendo detectado algum problema nelas, sairão daqui direto pra uma ótica da qual fechamos parceria e receberão seu óculos de graça, é bom lembrar que essa é só a primeira etapa, haverá uma segunda etapa em que nós estaremos assistindo as demais escolas do município que não foram convocadas para esse primeiro momento de mutirão, no final acredita-se que todas as crianças serão atendidas, outra coisa importante é que a equipe da saúde da família continuará acompanhado quem já foi atendido”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.