Pages

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pesquisa confirma Ibope e mostra 10 pontos entre Lobão Filho e Flávio Dino

De: O Estado - Pesquisa contratada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) e realizada pelo instituto W1 emcampo confirma os números recentemente apresentados pelo Ibope sobre a corrida sucessória no estado.

No levantamento sobre as intenções de voto para o Governo do Estado, a consulta mostra que o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino (PCdoB), lidera a disputa, com 43,6%. Logo em seguida, aparece o senador Edison Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente, Maranhão”, com 33% – diferença de 10,6 pontos percentuais.

Em terceiro lugar vem o candidato do PPL, Zeluis Lago, com 1,7%; com 0,8% está Saulo Arcangeli (PSTU), seguido por Josivaldo Correa (PCB), com 0,6% e Antonio Pedrosa (PSol), com 0,5%.

Brancos e nulos somaram 3,1% e, ainda, 16,7% dos entrevistados declararam não saber em quem votar ainda ou não responderam ao questionário.

A pesquisa W1/Ascem foi realizada entre os dias 28 de agosto e 8 deste mês. Foram entrevistados 1.500 eleitores em 45 municípios maranhenses. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-00043/2014.

Ibope – Os dados da pesquisa W1/Ascem assemelham-se aos apresentados pelo Ibope – contratado pela TV Mirante – e divulgados no último fim de semana, no que se refere à disputa pelo Palácio dos Leões.

No levantamento do fim de semana, Flávio Dino aparecia com 42% das intenções de votos, contra 30% de Lobão Filho. Antonio Pedrosa (PSOL) era o terceiro colocado, com 2% das intenções de votos. Logo em seguida, apareciam Josivaldo Correa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluis Lago (PPL), cada um com 1% das intenções de votos.

Do total de eleitores entrevistados pelo Ibope, 5% declararam que vão votar nulo nestas eleições para o cargo de governador do Estado. Outros 18% não souberam em quem votar ou optaram por não responder aos questionários.

Nesse caso, 1.204 eleitores foram ouvidos em 67 municípios. A margem de erro da pesquisa Ibope é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Ou seja, a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, levando-se em consideração a margem de erro, é de exatos 95%.

Mais - Admitindo-se a margem de erro de 2,5 pontos percentuais da pesquisa W1/Ascem, o candidato Flávio Dino pode ter de 41,1% a 46,1% dos votos e o candidato Lobão Filho, de 30,5% a 35,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.