Pages

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Profissionais discutem atenção primária no III Congresso Maranhense de Medicina

Foto: Nestor Bezerra/SES
Da AI/SES - O intercâmbio entre profissionais da atenção básica e a busca de novos investimentos nas ações primárias de saúde são assuntos discutidos no III Congresso Maranhense de Medicina, aberto, na manhã desta quinta-feira (7), pelo secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, no Hotel Luzeiros.

Mais de 1.500 profissionais de saúde dos 217 municípios maranhenses e estudantes de cursos da área da saúde estarão reunidos até esta sexta-feira (8) para debater melhorias na primeira atenção ao paciente, que é a atenção primária de saúde.

Ricardo Murad lembrou que os congressos realizados anteriormente discutiram, respectivamente, os atendimentos especializados de média e a tecnologia da alta complexidade. “Neste encontro, que eu considero o mais importante, estamos discutindo o atendimento de qualidade ao cidadão, próximo de sua casa. São os atendimentos de medicina preventiva, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Programas Saúde da Família que precisam ser cada vez mais qualificados e estruturados”, pontuou.

Investimentos

O secretário salientou os investimentos feitos nos últimos cinco anos para promover a reestruturação dos serviços e excelência nos atendimentos de saúde no Maranhão. “Não estamos mais buscando a concretização física de um sistema, mas a qualificação e melhoria permanente da excelência dos serviços – que é a estruturação das secretarias municipais de saúde, nas áreas de informação e transmissão de dados pela internet, do posto de saúde e da vacinação. Um mundo complexo de ações básicas que resultam na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, disse.

Ele revelou que, quando assumiu, eram gastou R$ 168 milhões nas unidades da rede estadual de saúde e atualmente os investimentos chegam a R$ 1 bilhão, com uma contrapartida de 25% do governo federal. “Precisamos sair daqui com um documento exigindo o reconhecimento do Ministério da Saúde para que entre com investimentos novos para os serviços de saúde. Todo município maranhense precisa ter um posto ou hospital funcionando 24 horas para prestar o primeiro atendimento para sua população, e estrutura mínima para informar seus atendimentos e regular seus pacientes quando for necessário”, enfatizou.

Reconhecimento

Ricardo Murad revelou que o Programa Saúde é Vida mostrou que os maranhenses têm capacidade de fazer e de mudar a realidade.

“Conseguimos fazer hospitais de ponta, abrir redes de urgência e emergência no estado inteiro, colocar 250 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 10 Unidades de Pronto Atendimento funcionando 24 horas com profissionais maranhenses. Se tudo isso foi possível, agora o nosso desafio é melhorar a atenção básica para que possamos ter um estado melhor, com pessoas mais sadias”, assegurou.

Leia abaixo como foi a abertura do Congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.