Pages

terça-feira, 8 de julho de 2014

Longe do tempo da lamparina, Metade da Zona Rural de Coroatá com iluminação pública já recebeu manutenção

Foto/Carlos Filho-PMC
Por Carlos Filho/PMC – Com o programa Luz para Todos, que almeja apagar do mapa aquele arcaico costume de ascender a famosa lamparina, e com a profícua Administração Municipal, Coroatá vive outros tempos – o tempo da modernização de todo o Parque de Iluminação Pública – e o exemplo está também no povoado Macaúba, alvo nesta semana do trabalho de manutenção da rede existente.

No último dia 03, uma equipe do Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, chegou cedo ao povoado, a 33 Km da Sede de Coroatá. O serviço de manutenção foi uma verdadeira maratona. Os técnicos circularam todas as ruas da comunidade.

INTEMPÉRIES – Segundo o chefe do Departamento de Iluminação Jardel Cruz, os equipamentos são passíveis de defeitos e problemas, somados aos casos de mal contato e curtos circuitos, muitos devidos à ação do tempo como ventos, chuva e interferência com a arborização das vias. Além de tudo, cresce as ocorrências de vandalismo. “Temos de dobrar a atenção contra os vândalos. Eles nos causam muitos prejuízos”, alertou Jardel.

BALANÇO – Os serviços já atingiram perto de 50% dos povoados que possuem iluminação pública. A intervenção no sistema de iluminação pública, programada para ocorrer em cerca de 200 povoados, consiste na verificação dos pontos de luz e das caixas de comado.

Pequenos dispositivos são trocados. Lâmpadas eletrônicas [material inapropriado deixado pela gestão anterior] são substituídas por luminária de vapor de sódio, de alta pressão e durabilidade. Em uma segunda etapa, a Prefeitura promete, para o próximo ano, iniciar a expansão do Parque de Iluminação. Ao todo, o Município possui 433 povoados.

Foto/Carlos Filho-PMC
Foto/Carlos Filho-PMC
Foto/Carlos Filho-PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.