Pages

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Coroatá credencia-se para receber certificado como município finalista do Programa Selo UNICEF em 2016

Foto: Ronny Sales-Secom-PMC
Por IDALGO LACERDA – Aconteceu durante a manhã de ontem, quarta-feira (23) de julho, em solenidade especial realizada no Centro de Formação São Raimundo, localizado no bairro dos Americanos, o anúncio dos 72 municípios maranhenses candidatos ao certificados do Selo UNICEF nesta primeira etapa.

A avaliação que certifica os municípios com o selo é feita por uma equipe do próprio UNICEF que mensura todas as ações empreendidas pelos municípios quanto à aplicação das políticas públicas sociais voltadas e previstas às crianças e adolescentes em obediência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), incluídas no orçamento público municipal aprovado pela Câmara de Coroatá e de cada município brasileiro por intermédio do Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). Ou seja, de acordo com os orçamentos públicos municipais, onde ficam assegurados todos os direitos das crianças e dos adolescentes!!!

Para os analistas e observadores do UNICEF, o município de Coroatá vem obtendo grandes avanços na área da infância e da adolescência nestes dezenove meses de governo da prefeita Teresa Murad (PMDB).

A secretária de Assistência Social e vice-prefeita Neuza Furtado Muniz (PMDB) parafraseou em sua fala a Presidenta Dilma Rousseff (PT) que já algum tempo disse que “lugar de criança e de adolescente é no orçamento público municipal”.

Para isso, Neuza Muniz, que sempre esteve à frente dessas ações, como a sua principal articuladora das políticas sociais em nosso município, agradeceu à prefeita Teresa Murad por ela desenvolver todo esse trabalho desde que assumiu a referida Secretaria.

Neuza Muniz enfatizou a atuação de apoio através dos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). E disse mais: “Que é o momento em que o selo do UNICEF passa a universalizar a garantia real dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos no Estatuto, quando fiscaliza esses direitos que estão inseridos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, declarou.

A secretária acrescentou que “cada criança e cada adolescente aqui presente está no orçamento público municipal encaminhado pela prefeita de Coroatá”. Neuza reforçou ainda que “é um compromisso da prefeita, para que possamos melhorar as condições de vida das nossas crianças e adolescentes, para que possam ter um futuro promissor”. Cobertura fotográfica: Ronny Sales-Secom-PMC


UNICEF – Fundo das Unidas para a Infância

O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF – observa Coroatá. Os administradores esperam meritoriamente o certificado à gestão da prefeita Teresa Murad. Que prestigiou o evento de forma simples e participativa ao falar para o público presente sobre o árduo trabalho que vem empreendendo a frente do comando do município de Coroatá.

Alguns trechos do discurso da Prefeita Teresa Murad:

  • “Quando se trata de criança e de adolescente, isso toca muito no coração da gente, porque é muito mais preocupante”.
  • “A gente tem que ter uma preocupação muito maior. Tem que ter um zelo muito maior. Tem que ter mesmo uma preocupação muito grande. E esta campanha para conquistar esse selo internacional do UNICEF, essa certificação! Ela não é tão fácil assim quanto parece”.
  • “Porque em gestões anteriores esse município e de outros municípios receberam com tanta facilidade!”.
  • “Vejo que com tanto trabalho da nossa secretária de Assistência Social, os conselhos da educação, também, do secretário da Juventude, da Educação e dos diretores escolares. Enfim, é um trabalho de todo um conjunto que está aqui”
E, portanto, o município de Coroatá passará a ser contemplado pelo Programa Selo UNICEF, caso cumpra com todas as etapas fundamentais da metodologia, juntamente com os 72 municípios maranhenses candidatos a receber troféus e certificados pelo reconhecimento quanto à adoção da articulação das políticas públicas sociais.

Após o pronunciamento dos participantes que integraram a mesa da solenidade, várias apresentações lúdicas foram encenadas à plateia presente. Como, por exemplo; danças rítmicas, balé e peças de teatro. O público que lotou as dependências do Centro de Formação São Raimundo, gostou e aplaudiu bastante todas as crianças e adolescentes que estiveram em cena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.