Pages

terça-feira, 8 de abril de 2014

SES promove ação no “Dia Mundial da Saúde”

Nestor Bezerra 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceira com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura de São Luís, realizou, nesta segunda-feira (7), ação social e de saúde, na Praça Deodoro, em comemoração ao “Dia Mundial da Saúde”.  Quem participou do evento, pode usufruir de serviços e orientações sobre prevenção a doenças e cuidados com a saúde.

O evento foi aberto pelo secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro; 
secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe; e o gerente da Unidade do Sesc Saúde, Lauro Moreno. “As doenças transmitidas por vetores, que transportam vírus, parasitas e bactérias” foi o tema central, escolhido devido às doenças de transmissão vetorial serem responsáveis por uma alta carga de mortalidade, além de sobrecarregar o sistema de saúde.

“Esse é um momento de chamar a atenção da população para a manutenção da saúde, através da medicina preventiva. Também, de chamar atenção para a rede de serviços que o Estado disponibiliza para o cidadão e, principalmente, conclamar a sociedade civil a participar do combate a doenças como a dengue e outras, transmitidas por vetores”, afirmou Aberto Carneiro.

Quem foi ao local, além de aferir a pressão arterial, pode verificar como anda a taxa de açúcar no sangue, avaliar as condições físicas e nutricionais, receber informações sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST’S) e Aids e cuidar da beleza e da auto-estima.

Francisco Paiva verificou como anda a sua saúde e recebeu informações nutricionais para cuidar da diabetes. “Eu sempre que preciso vou ao médico para uma avaliação, pois sou diabético e não posso relaxar nos remédios. E agora, aqui, recebi a informação que tenho que fazer uma dieta para diminuir o peso e cuidar do colesterol”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.