Pages

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Merenda de qualidade e agricultores felizes

07 

O programa compra local da Prefeitura Municipal tem ajudado uma boa parte dos agricultores de Coroatá a venderem suas produções, antes esses agricultores não tinham destino certo para o que plantavam, hoje eles produzem  já contando com a venda do dos seus produtos para a prefeitura, a nossa equipe visitou a CIBRAZÉM, local onde são entregues as produções todas as segundas feiras e lá podemos comprovar de perto a movimentação dos agricultores que entram e saem deixando suas mercadorias. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destina 30% do seu recurso para aquisição de produtos comprados direto da agricultura familiar, o que trás vários pontos positivos tanto para o homem do campo como para os alunos. O agricultor passa a ter mais renda, a agricultura familiar tem mais incentivo, as escolas passam a ter um cardápio enriquecido na merenda escolar e os alunos se alimentam de maneira mais saudável já que os produtos que estão consumindo são de procedência orgânica.


01 


Depois que os alimentos chegam a CIBRAZÉM eles passam por uma triagem e conferência que é comanda pela Nutricionista Daniele Brandão, cada alimento é pesado e empacotado de forma segura e durante sua permanência no local ficam numa sala especial que dispõe de temperatura adequada para sua conservação. Depois de feitos todos os procedimentos necessários os alimentos são separados e levados até as escolas e creches da rede municipal de ensino onde são processados nas cozinhas e se transformam em merenda gostosa e nutritiva.


05


Estivemos na Creche São José que fica na Vila Cilene, um dos bairros da nossa cidade e que recebeu uma parte dos alimentos, e lá podemos comprovar a transparência do programa, os alimentos foram entregues e já foram direto para a cozinha. Deusa Alves que comanda a creche falou sobre a importância nutricional da comida oferecida aos alunos. “Tudo que eles consomem aqui é importante para o desenvolvimento deles, tanto físico como intelectual, o aluno que se alimenta bem e de maneira correta tem mais capacidade para se desenvolver melhor na sala de aula, tem mais disposição para brincar com os amiguinhos, enfim a qualidade da merenda influencia em tudo na vida desses alunos”.


04


É importante lembrar que houve um aumento no número de agricultores escritos no programa, ano passado esse número era de 14 agricultores hoje ele subiu para 42, ou seja, o triplo do ano passado, e a tendência é que ele cresça nos próximos anos. Dessa forma mais famílias que praticam a agricultura familiar serão ajudadas e mais merenda de qualidade estará dentro das escolas do nosso município.


Essa é a nossa cidade, uma cidade em que Coroatá é de todos nós.

 08 

Fonte: Secom Coroata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.