Pages

terça-feira, 8 de abril de 2014

Coroatá celebra nesta terça-feira (08), seus 94 anos de emancipação política consagrados pela história de luta e glória renhida

Por Idalgo Lacerda
 
Agora pouco a equipe técnica e de reportagem da rádio Geração Jovem FM 87,9 esteve presente no Largo da Juventude, testando o seu link para fazer a transmissão ao vivo do aniversário do município de Coroatá. Está tudo ok, está tudo pronto para informarmos em tempo real esse grande evento, quando o nosso município completa nesta terça-feira (08), seus exatos 94 anos de emancipação política.
 
O Decreto-Lei de nº 924, assinado pelo então governadora da época, Dr. Urbano Santos de Araújo, que numa só canetada, também, emancipou outros municípios circunvizinhos. Por exemplo, Bacabal e Timbiras. De lá para cá, Coroatá tem registrado nos anais da sua história, muita luta e glória obtida nestes 94 anos de existência.
 
Para às primeiras horas da manhã desta terça-feira, haverá uma queima de fogos de artifício despertando e anunciando aos seus munícipes coroataenses a marca de sua nova idade.
 
"Trabalho e Justiça"
 
A Prefeita Teresa Murad (PMDB) far-se-á presente ao local do evento, quando ouvirá a execução do Hino Nacional, juntamente com o hasteamento das bandeiras Nacional e do Município de Coroatá. Em seguida fará o corte do bolo que mede 94 metros de cumprimento, onde de forma alusiva cada metro simboliza um ano de existência do município de Coroatá.
 
Outra personalidade de destaque que, também, estará presente é o deputado Estadual licenciado, secretário de Saúde e de Segurança Pública do Estado, Ricardo Murad. quando na oportunidade fará uso da palavra dirigido-se aos cidadãos, cidadãs e concidadãos coroataenses.
 
A solenidade de aniversário do município de Coroatá, contará com a presença dos vereadores da bancada governista, secretários, assessores do Poder Executivo Municipal e, possivelmente, a presença marcante de autoridades estaduais, correligionários, lideranças comunitárias e políticas da região. Contudo, a presença mais marcante será a do povão de Cooroatá.
 
A poesia que encaixa-se bem no perfil do coroataense
 
Aqui vale recordar um trecho da poesia do grande escritor e poeta maranhense, natural de Caxias/MA, Antônio Gonçalves Dias. que encaixa-se perfeitamente no perfil de cada coroataense. "Não chores, meu filho; Não chores, que a vida é luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate, que aos fracos abate, e aos fortes, só faz exaltar..."
 
No início 
 
No início, o município de Coroatá começou a sua fase embrionária nos primórdios cinco dias de novembro de mil oitocentos e quarenta e três, às margens do resistente Rio Itapecuru. À época, o território de Coroatá pertencia aos municípios de Caxias e Itapecuru Mirim. Sendo este mais tarde vindo a ser desmembrado, através da Lei de Nº 173. Quando funda-se a Vila Coroatá. Somente, muito tempo depois, a partir do Decreto-Lei de Nº 924, assinado pelo então governador do Estado do Maranhão, Dr. Urbanos Santos de Araújo. No dia 08 de abril de 1920, a Vila de Coroatá é elevada à sua emancipação política à categoria de município. Daí passa a ser chamado, Município de Coroatá.
 
Primeiro Entendente
 
Primeiro Entendente, ora denomiado e indicado como prefeito pela via indireta de Coroatá, foi o Sr. José Jansen Pereira. Que daí em diante, de acordo com a nova nomenclatura passou a ser chamado de prefeito. 
 
Louvação de amor dedicada a Coroatá
 
A poesia e o ufanismo demonstrado e cantado sob forma de amor e louvação maior dedicada a Coroatá, estão nos versos desta música e toada no sotaque de orquestra pelo Boi de Coroatá. A música e letra escrita e composta pelo grande poeta contemporâneo que é desta terra. O hoje, vereador Jocimar Pereira Gomes (PMDB), que soube de forma esplendorosa, magistral e em seu momento mais sóbrio e fecundo traduzir de maneira bem simples em seus versos: o amor, a louvação e o transbordar da emoção o que é ser um coroataense nascido em solo gentio.
 
"Ó minha terra/de tradição e alegria/Neste lindo dia vou te homenagear/Nesta toada/Eu te canto, ó minha amada!/Minha querida e encantada/Minha terra, Coroatá!".
 
Parabéns, minha Coroatá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.