Pages

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Agerp assina Termo de Cooperação com Seduc para implantação do Projovem Campo

DSC09768O presidente da  Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp-MA), Jorge Fortes, assinou no início desta semana, Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc),  por meio da Secretária-Adjunta de Projetos Especiais (Sape), Conceição Andrade, para o  desenvolvimento de ações voltadas para a qualificação social e profissional de Jovens e Adultos agricultores familiares em idade entre  18 a 29 anos.

No Termo, a  Agerp,  terá a responsabilidade de  acompanhar  o processo, zelando pelo seu cumprimento, definindo equipes para prestar assistência técnica às turmas nos municípios onde será  implantado o Programa ProJovem Campo/ Saberes da Terra; Acompanhar os alunos jovens e adultos agricultores, durante o processo de formação continuada, em todas as etapas da execução dos projetos e apurar responsabilidade de seus agentes, quando necessário, em razão do descumprimento ou cumprimento irregular do presente Termo.

O  programa será executado também pela  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Serviço de apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na oportunidade, as entidades foram representadas por   Valdemício Ferreira de Sousa  (Chefe Geral da Embrapa Cocais) e Simone Macieira, (diretora superintendente do Sebrae- MA).

O Termo possibilita que alunos do Programa a ProJovem Campo/ Saberes da Terra, tenham acesso  por meio de transferência de tecnologias agropecuárias e assistência técnica, definindo responsabilidades, ações  e estratégias de execução.

ProJovem

O programa ProJovem Campos/Saberes da Terra é um programa federal desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, (MEC), SEDUC, prefeituras, Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e Movimentos Sociais do campo regido pela resolução 45/2009, cujo objetivo é ofertar a escolarização em Ensino Fundamental.

A parceria entre os órgãos atuará em 44 escolas de 38 municípios, qualificando um total de 1.566 alunos em 57 projetos profissionalizantes de produção alternativa de alimentos e suinocultura.

Entre as ações do programa está prevista a assistência técnica e profissional ao aluno e sua família; formação continuada; acompanhamento técnico-pedagógico; aquisição e distribuição de material didático específico; contratação de professores do núcleo comum e de ciências agrárias.

Os alunos assistidos pelo Programa, receberão juntamente com a sua família,  assistência técnica e profissional, formação continuada, acompanhamento técnico-pedagógico, aquisição e distribuição de material didático específico e contratação de professores do Núcleo.

Para a coordenadora do Sape, Conceição Andrade, a Agerp vai cumprir um papel fundamental de assistência técnica  aos alunos envolvidos no processo em todo o estado. “É uma satisfação enorme ter a Agerp como parceira nesse trabalho”, disse ela.

Para o presidente da Agerp, Jorge Fortes, a assistência técnica  e a educação são  essenciais para a mudança para que haja mudança na realidade.

“Sinto-me satisfeito, como presidente da Agerp, em participar de um projeto tão amplo e inclusivo como esse. Certamente, a  assistência  técnica e a educação trarão resultados  promissores a este estado”, concluiu ele.

Texto: Leocândida Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.